Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Euphorbia crossadenia Pax & K.Hoffm. EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 13-06-2012

Criterio: B2ab(iii)

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Euphorbia crossadenia é endêmica dos Campos Rupestres e Campos Arenosos do norte do Estado da Bahia, com subpopulações sujeitas a menos de cinco situações de ameaça e ocupando uma área (AOO) de 48 km². A principal ameaça apontada é o desenvolvimento de atividades agrícolas para a formação de pastagens e cultivo de frutas; em geral, estas atividades têm sido realizadas com a utilização de fogo e extração ilegal de madeira e lenha.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Euphorbia crossadenia Pax & K.Hoffm.;

Família: Euphorbiaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Descrita originalmente na obra Repertorium Specierum Novarum Regni Vegetabilis 19: 174. 1923., é caracaterizada pelo caule verde, região dos nós e folhas escaniformes avermelhados; ciátios verde-amarelados; nectários verdes; apendices creme; frutos verdes e ramos jovens avermelhados (Cordeiro, I. 2251 FUEL). Palinologicamente, é caracterizada por apresentar grãos de pólen médios, amb subtriangular a circular, subprolatos a prolatos esferoidais e ornamentação perfurada, além de integrar um grupo considerado homogêneo no que diz repeito a morfologia de seus grãos de pólen, juntamente com E. appariciana, E. gymnoclada, E. goyazensis, E. sissilifolia, E. sarcodes, E. phosphorea, E. heterodoxa e E. comosa (Carneiro-Torres et al., 2002)

Distribuição

A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo exclusivamente no Estado da Bahia (Cordeiro et al., 2012).

Ecologia

Planta herbáceo- arbustiva, terrícola; ocorre em Campos gerais sobre solos argilosos arenosos, Cerrado aberto com manchas de campos rupestres, Dunas (Abaeté, Salvador, BA) (CNCFlora, 2011), associados aos Domínios Fitogeográficos Cerrado e Caatinga (Cordeiro et al., 2012).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Severidade high
Detalhes Harley (1995) indica como principal ameaça à região do Pico das Almas o desenvolvimento de atividades agrícolas para a formação de pastagens e cultivo de frutas; em geral, estas atividades têm sido realizadas com a utilização de fogo e extração ilegal de madeira e lenha. Além disso, foi registrado também o extrativismo ilegal de plantas ornamentais.

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: A espécie consta no Anexo II da Instrução Normativa nº 6 de 23 de setembro de 2008 (MMA, 2008), sendo, portanto, considerada "Deficiente de Dados" (DD).

Referências

- CORDEIRO, I. ET AL. Euphorbiaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- CARNEIRO-TORRES, D.S.; SANTOS, F.A.R.; GIULIETTI, A.M. A tribo Euphorbiaeae Dumort (Euphorbiaceae) na Chapada Diamantina, Bahia, Brasil: palinologia e implicações taxonômicas. Polibotânica, n. 13, p. 83-96, 2002.

- Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

- HARLEY, R.M. IN: STANNARD, B.L. (EDS). Introduction. 1995. 1-40 p.

Como citar

CNCFlora. Euphorbia crossadenia in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Euphorbia crossadenia>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 13/06/2012 - 18:14:30